Muitas informações e curiosidades sobre essa filosofia prática milenar, que existe há mais de 5 mil anos na índia surgem diariamente. Por isso, hoje vou explicar um pouco do Yoga.
Levando em consideração o tempo que essa filosofa existe, seria impossível colocar todos os significados, benefícios, ferramentas e histórias aqui, por isso, vou ser o mais precisa possível em cada post.
COM SURGIU O YOGA?
Estima-se que há mais de 5 mil anos na índia.
(abaixo texto retirado do livro: As Origens da Meditação e do Yoga – Daniel De Nardi)
A noroeste da Índia, na região que faz divisa com o Paquistão, habitava a Civilização do Vale do Indu, uma civilização que foi muito próspera na sua época e que provavelmente por mudanças climáticas, que também foram registradas na mesma época, em outras regiões como o Egito e a Mesopotâmia, extinguiu-se, aproximadamente em 2000 A.C.
Houveram longos períodos de seca que mudaram o curso dos principais rios da região (Yamuna, Ganga e Saraswati), o que certamente foi decisivo para o desaparecimento desta civilização, também chamada de drávida.
Apesar de ter construído as maiores cidades do mundo do seu tempo, a civilização drávida não deixou quase nada registrado. Os poucos caracteres gravados em pedra sabão, não conseguiram ser decifrados pelos linguistas e o muito que os drávidas sabiam, infelizmente se perdeu.
Alguns professores de Yoga dizem que como nos selos encontrados nos sítios arqueológicos de Harappa e Mohenjo Dharo há um homem sentado, isso pode ser considerado uma prova de que o Yoga surgiu com esse povo.
Quando falamos de História, ficamos expostos às distorções que a passagem do tempo produz. Por isso, faz-se necessário usar o máximo de evidências para reduzir o risco de distorção na releitura dos fatos.
O QUE SIGNIFICA YOGA?
A palavra Yoga, tem sua origem em sânscrito (língua que já não é mais usada na Índia) e significa: união, raiz, ou seja, percebendo tudo o que essa prática nos proporciona, podemos dizer que Yoga significa estar unido, conectado, enraizado consigo mesmo, com a própria essência, o nosso EU superior.
“Yoga é o controle dos turbilhões da mente”.
PARA QUÊ SERVE E QUAL O OBJETIVO O YOGA?
Através de um conjunto de ferramentas e técnicas unidos com a filosofia, como os respiratórios, posturas físicas e meditação, o Yoga atua na união entre corpo, mente, espírito e tem como objetivo alcançar um estado de consciência elevada, onde o ser humano é capaz de se afastar do sofrimento. Esse objetivo pode ser chamado de: Moksha, Samadhi, Nirvana…
QUAIS SÃO OS TIPOS DE YOGA?
Hoje, existem diversos tipos de Yoga, os mais antigos são:
– Jñana Yoga – Yoga do Conhecimento
– Karma Yoga – Yoga da Ação correta
– Bhakti Yoga – Yoga da Devoção
– Raja Yoga – Yoga Clássico, Pantañjala Yoga, Ashtanga Yoga, Raja Yoga
– Laya Yoga – Yoga da Dissolução
– Mantra Yoga – Yoga do Som
– Tantra Yoga – Yoga da Sensorialidade
– Hatha Yoga – Yoga Vigoroso
Bruna Villegas, 34 anos, tirou o terno do mundo corporativo pra vestir a alma e servir no seu propósito. Professora de Yoga, Publicitária de formação, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e do Curso Essência do Yoga, Viajante, Surfista, Apaixonada pelo Mar e pela natureza.