ALIMENTAÇÃO E IMUNIDADE

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Sabia que a alimentação pode ajudar na sua imunidade?

A defesa sempre é o melhor ataque. Reduzir a carga de estresse, ter uma boa noite de sono, correta higiene pessoal e praticar atividades físicas leves são primordiais para essa prevenção, porém quando o assunto é imunidade e alimentação, não basta apenas uma dieta equilibrada, você deve estar atendo as suas deficiências nutricionais e priorizar o consumo de alimentos que aumentam a capacidade do organismo de se defender dos agressores.

A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.

O Que Pode Baixar Sua Imunidade?

– Dietas ricas em açucares, principalmente o refinado, pois interferem na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias;

– O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas, sendo que isso pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer;

– O consumo de gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Mas alguns tipos de gorduras são benéficas, como é o exemplo do azeite de oliva;

– Magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade aumenta o risco de infecções. Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas;

– Exercícios físicos regulares fortalecem o sistema imunológico, aumentando a atividade das células protetoras. Entretanto, exercícios muito intensos e prolongados podem em curto prazo aumentar o risco de infecções;

– O estresse pode debilitar nossas defesas, aumentando as chances de infecções. Controlar o estresse é fundamental.

Abaixo segue uma lista especial de alimentos que dão um “up” na imunidade e não podem ficar de fora do cardápio:

– Alimentos ricos em ômega 3 que auxilia no combate de radicais livres e melhora a imunidade como castanhas, cogumelos, salmão;

– Folhas verdes escuras que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo;

– Probióticos;

– Frutas cítricas que são ricas em vitamina C;

– Própolis  Gengibre que além de rico em vitamina C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas;

É muito mais fácil manter o sistema imunológico funcionando adequadamente Com uma alimentação balanceada, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e aos vírus;

Basta que você inclua os alimentos sugeridos na tabela e mantenha uma alimentação variada. Outra boa sugestão é um prato bem colorido, quanto mais colorido maior é a diversidade de vitaminas e minerais.

Não se esqueça: A DEFESA É SEMPRE O MELHOR ATAQUE!

Nutricionista Carina Melo

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– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440

 

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