Prática simples: Você já imaginou que o entregador do restaurante ou da pizzaria poderia entregar o seu pedido e antes de ir embora, receber alimentos que você pode doar?

Adoro ler iniciativas de pessoas,  que juntas, quebram paradigmas! Consciência ambiental e de consumo na veia!

A ideia principal é essa: retirar comida ao invés de somente entregar e doá-las às pessoas que mais precisam. Isso se dá com uma rede de solidariedade que contam não apenas com as pessoas, mas também restaurantes.

No Brasil o desperdício de alimentos está presente em toda a cadeia, sendo:

Mas como?

Ao fazer o pedido de comida em uma das empresas cadastradas, o cliente é consultado sobre a possibilidade de doar algum alimento. Ao confirmar a doação, o próprio motoboy responsável pela entrega retira a doação e a encaminha até a ONG, que se responsabiliza por entregar o alimento às entidades beneficentes.

O restaurante deve ser parceiro cadastrado no site do projeto.

Que iniciativa incrível!

Banco de Alimentos

E o que é Logística Reversa?

Ela é definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Em outras palavras, a indústria que lançou o produto é responsável por criar mecanismos para trazer sua embalagem de volta ou o próprio produto como no caso de pneus, por exemplo!

Nesta iniciativa inovadora, os conceitos de Logística Reversa cresce e expande mais e mais!

Você sabia Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo? Essa foi uma das maiores motivações dessa galera da ONG Banco de Alimentos.

Essa iniciativa é chamada de Reverse Delivery, criada pela em parceria com a agência Grey para ajudar quem precisa e principalmente para nos conscientizar que somos todos responsáveis pelo desperdício dos alimentos…!

comida, desperdicio

 

ATACAMA1

Evelyn Diogo, 27 anos, Administradora, Co-Founder do Vestindo a Alma, taurina, pirada em viajar, dançar e sorrir, adora praticar esportes e yôga, apaixonada por crianças, viciada em Friends, busca a arte de equilibrar qualidade de vida e ambiente corporativo…!