Todos os dias, vemos aparecer novos remédios para emagrecimento, para alguns tipos de doenças e o problema disso tudo é que estão sendo usados produtos artificiais que podem inclusive trazer ainda mais problemas de saúde para a pessoa que os usa. Por essas e outras, é importante que você faça uso dos produtos naturais que além de terem pouquíssimas restrições, podem curar com um poder ainda maior que qualquer remédio fabricado.

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

A cavalinha ou seu nome científico Equisetum ssp, é uma planta equissetácea e foi descrita em 1753 pelo botânico Lineu. Seu nome é de origem latina que significa Equi (cavalo) setum (cauda), ou seja, rabo de cavalo, já que a planta se assemelha ao rabo desse animal. Outros nome são atribuídos a ela como cola de cavalo, lixa vegetal e erva canudo.

A cavalinha é uma planta perene, ou seja, encontrada o ano todo é muito comum nas cidades e não somente nas regiões rurais. A cavalinha possui 16 espécies que são usadas de várias formas, sendo a mais comum em forma de chá. A cavalinha é uma das plantas mais antigas do mundo, tendo sua origem datada de 300 milhões de anos.

A cavalinha é uma planta medicinal que pode trazer vários benefícios para a saúde. E pode ajudar na perda de peso aliada a uma dieta saudável e balanceada, e uma rotina de exercícios físicos. É uma planta rica em silício e em flavonoides, assim como em vitamina C, tem ação adstringente, anti-inflamatória, diurética e desintoxicante. Além disto, ela possui pequenas quantidades de óleos e de compostos inorgânicos, tais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o potássio, o ferro e o sódio.

chá de cavalinha, benefícios da cavalinha, como fazer chá de cavalinha, chás para emagrecer, nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé
Estimula a cicatrização e atua como profundo hidratante da pele e do organismo como um todo, também muito eficiente na recuperação de ferimentos na pele e no tratamento de frieiras, de aftas e de úlceras. Outro benefício do consumo do chá de cavalinha é a boa aparência das unhas e da pele.
Sua ação ajuda a diminuir a oleosidade e reduz o surgimento de espinhas e de cravos. O chá de cavalinha combate a flacidez, desincha e é diurético, assim como favorece a queima da gordura localizada e tem poderosa função antioxidante. Por fim, vale a pena destacar o efeito do chá no combate à ansiedade, ao estresse, à anemia, à febre e à dor de cabeça frequente.

Adquirir o hábito de tomar o chá de cavalinha pode ser algo muito benéfico, assim como de tomar uma série de outros chás como o de camomila, de hortelã e o preto. A grande maioria traz benefícios à saúde quando tomados de forma terapêutica e são excelentes diuréticos.

O chá de cavalinha pode ser encontrado em supermercados e em feiras de rua. O plantio também pode ser uma boa opção, até mesmo para quem mora em apartamentos. A planta é pequena e sobrevive bem à meia sombra, além de ser bonita, podendo também servir para a decoração de ambientes.

Receitas do chá de cavalinha

Chá tradicional

Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa da erva picada. Ferva 500 mililitros de água, desligue o fogo e coloque-a no recipiente que contém a cavalinha. Abafe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba de duas a três xícaras desse chá ao dia.

Cavalinha e abacaxi

Para deixar o gosto do chá de cavalinha mais especial, acrescenta-se o abacaxi. Coloque no fogo um litro de água e deixe que bolinhas comecem a se formar no fundo e a subirem aos poucos. Desligue o fogo e adicione à água 100 gramas de ramos frescos da cavalinha e 100 gramas de casca de abacaxi. Deixe a mistura em infusão por dez minutos, coe e beba ainda quentinho, duas ou três xícaras ao dia.

Contraindicações
Gestantes não devem consumir esse chá sem prescrição de seu médico.

 

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440