Em minha estréia como colunista, introduzo alguns conhecimentos sobre a saúde da coluna

camile magalhães, coluna do surfista, fisioterapia para surfistas, coluna do atleta

Entre a Faculdade de Fisioterapia, especializações, estágios, estudos e clinica foram 20 anos de dedicação à profissão, dedicação à saúde do próximo, à evolução da vida em movimento, movimento este que deve ser sem restrição, com o uso da capacidade mais ampla do nosso bem mais precioso, nosso Corpo!

O surfe não fez parte da minha rotina nestes últimos anos como prática esportiva, mas continuou fazendo parte da minha alma, da minha postura, do meu ciclo de amigos, da minha esperança de poder passar o prazer deste esporte para meus filhos que um dia virão.

Surf Sweet representa o que espero com este trabalho, dar leveza ao esporte, proporcionar que a pratica do surf seja feita sem nenhuma dor, desconforto ou lesão em qualquer estrutura da coluna vertebral, assim como muitos que nos procuram aqui na Clinica.

A Coluna Vertebral, estrutura central do nosso corpo, minha especialidade, composta por 33 vértebras que juntas trazem funcionalidade para as melhores manobras do surfista….

Qual o caminho para utiliza-la da melhor maneira possível? Com o máximo da sua performance e sem intercorrências no meio do caminho?

Vamos iniciar com um breve resumo sobre esta estrutura tão complexa a qual não damos importância devida, permanecemos em posturas ruins, trazendo a dor na coluna vertebral como a principal causa de procura médica no mundo. Existem estudos que provam que 90% das pessoas terão dor lombar em alguma fase da vida.

Coluna vértebra: Maquina Atemporal

A coluna vertebral protege a medula e nervos espinhais, suporta o peso do corpo, fornece um eixo rígido e flexível ao mesmo tempo, serve como um pivô para a cabeça, exerce um papel importante na postura e locomoção, além de servir de fixação para as costelas, cintura pélvica e os músculos do dorso, que aliás são mais de 100.

A coluna é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento da vértebra, e ligada às demais por articulações denominadas discos inter-vertebrais. Estes discos, onde temos as famosas e indesejáveis hernias discais, são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção e atuam como amortecedores. A sobreposição das vértebras, umas sobre as outras, forma um canal vertebral que segue as diferentes curvaturas da coluna. Ele é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical. Porém, esse canal se torna pequeno e arredondado quando chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. Ele também serve de depósito para a medula espinhal do indivíduo, responsável pela comunicação com o sistema nervoso periférico por meio dos forames inter-vertebrais fazendo com que todas as informações sejam enviadas e recebidas para o restante do corpo.

 

 

 

 

camile magalhães, fisioterapeutaCamile Magalhães, fisioterapeuta, especialista em Afecções da Coluna Vertebral e em Fisiologia do Exercício. Proprietária de uma clínica de fisioterapia e qualidade de vida situada no bairro Itaim Bibi em São Paulo, pretende aqui deixar sua contribuição para a prevenção de lesões e estimular a busca de uma melhor qualidade de vida, através das últimas pesquisas científicas publicadas aliada a sua experiência de 15 anos trabalhando nesta área.