Agora que já mostrei alguns passeios que podem ser feitos durante a viagem para Alter, vou relacionar as praias.
Alter do Chão ficou conhecida como o Caribe Brasileiro por suas águas doces cercadas de areia e foi considerada uma das melhores, entre as 10 praias mais bonitas do Brasil.
A melhor época para visitação fica entre agosto e fevereiro, época da seca do Rio que formam essas belas praias e ilhas. O que não impede a visitação durante a época da cheia também, pois o local passa a ser explorado de barco para a floresta. Portanto, aproveite e reserve agora o seu hotel pra curtir esse paraíso.
AS PRAIAS DE ALTER:
A principal, que fica localizada bem no centrinho é a Ilha do Amor, cartão postal da Cidade! É também a praia que cerca o local.
Pra chegar é muito simples, basta pegar qualquer barco na orla, com o custo de R$ 5,00 e fazer a travessia.
ESTRUTURA: Com quiosques que oferecem almoços e bebidas, é possível curtir um dia inteiro tranquilamente no local.
A Praia do Cajueiro fica a uns 10 minutos do centro da Vila. Também tem uma boa estrutura para quem quer passar o dia.
A Praia da Ponta da Pedra fica um pouco mais afastada e o acesso pode ser feito de barco pelo Rio Tapajós.
A praia do Lago Verde fica bem próxima a Ilha do Amor e de lá, na época da seca, é possível ir andando pela faixa de areia até a outra ponta passando por diversas pracinhas desertas iguais a ela.
A Ponta do Cururu só tem acesso de barco e é a ilha que fica mais próxima a Ilha do Amor por águas:
Praia do Pindobal foi uma das que achei mais lindas de Alter e onde geralmente é ponto de parada para passeios como a Flona. O acesso se da por terra e também de barco. A estrutura com restaurantes permite que se passe um dia tranquilo:
A praia que eu achei mais linda, não consegui descobrir o nome e foi durante o nosso passeio para a Flona. Andamos cerca de 5 minutos da Comunidade do Jamaraguá e vimos um lago com árvores bem no meio, passando por essas árvores, encontramos uma linda praia e um pôr-do-sol alucinante! Perguntamos aos locais e eles disseram que só pra atravessar de barco mesmo:
Na Ponta do Muretá fomos de barco para apreciar o pôr-do-sol, pegar caiaques e ver os botos, é uma praia bem deserta e deliciosa:
Bruna Villegas, 32 anos, Publicitária, CEO e Fundadora do Vestindo a Alma e Vestindo a Alma Store, Professora de Yoga, ThetaHealer, Viajante, Escritora, Surfista, Apaixonada pelo Mar…