nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

Quando se fala de ganho de massa muscular e lanches de treino, o mais comum é falar da famosa BATATA DOCE, porém ela não é a única opção para esse objetivo, o inhame também pode ser utilizado. Assim como a batata doce, ele é um carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico e também rico em fibras, por isso ele vai causar a sensação de saciedade por mais tempo e é importante também para pessoas que buscam a perda de peso. Ajuda a purificar o sangue e fortalecer o sistema imunológico.

Cada 100 g de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 g de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2g). Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis. Eles apresentam um pouco de vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico). Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.
O inhame tem um fito-hormônio chamado diosgenina ajuda a minimizar os efeitos causados pela menopausa como “calores”, irritação, cólicas, sendo um bom alimentos para mulheres nessa fase.

A ação da diosgenina contra a gordura também facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). 100 gramas de inhame tem média de 120 calorias e a quantidade a ser consumida varia e depende de vários fatores, vai de acordo com a individualidade de cada um! Sempre importante consultar um nutricionista para indicar qual a melhor quantidade!

Bolinho de Inhame

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

Ingredientes:

80g (uma xícara mais ou menos) de inhame cozido e ralado (cozinhe em água deixando “al dente”)
2 colheres de sopa de farinha de linhaça (ou 1 colher de sopa de psyllium ou 2 de chia ou 1 ovo)
1 colher de sopa de farinha de arroz integral, ou de amaranto, ou de sorgo ou de aveia
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal rosa
tempero a gosto (pode ser tempero verde picado, temperos secos tipo açafrão, páprica, etc)
o quanto baste de água para dar liga (é pouco, mas vai variar das suas escolhas de farinha e da textura que esta o seu inhame ou outra opção)

Modo de preparo:

Rale o inhame no ralador fino ou grosso, não irá influenciar muito, adicione os outros ingredientes e misture, adicione a água aos poucos. A massa fica homogênea e molinha porém fácil de moldar.
Agora é só fazer umas bolinhas e por na assadeira para assar em forno alto até dourar os dois lados (vire para tostar o outro lado caso você não tenha grill).

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440