BENEFÍCIOS DO INHAME

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

Quando se fala de ganho de massa muscular e lanches de treino, o mais comum é falar da famosa BATATA DOCE, porém ela não é a única opção para esse objetivo, o inhame também pode ser utilizado. Assim como a batata doce, ele é um carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico e também rico em fibras, por isso ele vai causar a sensação de saciedade por mais tempo e é importante também para pessoas que buscam a perda de peso. Ajuda a purificar o sangue e fortalecer o sistema imunológico.

Cada 100 g de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 g de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2g). Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis. Eles apresentam um pouco de vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico). Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.
O inhame tem um fito-hormônio chamado diosgenina ajuda a minimizar os efeitos causados pela menopausa como “calores”, irritação, cólicas, sendo um bom alimentos para mulheres nessa fase.

A ação da diosgenina contra a gordura também facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). 100 gramas de inhame tem média de 120 calorias e a quantidade a ser consumida varia e depende de vários fatores, vai de acordo com a individualidade de cada um! Sempre importante consultar um nutricionista para indicar qual a melhor quantidade!

Bolinho de Inhame

nutrição esportiva, nutrição esportiva cardápio, nutrição esportiva dicas, nutrição funcional receitas, nutrição funcional alimentos, alimentos funcionais, receitas vegetarianas, nutricionista no tatuapé

Ingredientes:

80g (uma xícara mais ou menos) de inhame cozido e ralado (cozinhe em água deixando “al dente”)
2 colheres de sopa de farinha de linhaça (ou 1 colher de sopa de psyllium ou 2 de chia ou 1 ovo)
1 colher de sopa de farinha de arroz integral, ou de amaranto, ou de sorgo ou de aveia
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal rosa
tempero a gosto (pode ser tempero verde picado, temperos secos tipo açafrão, páprica, etc)
o quanto baste de água para dar liga (é pouco, mas vai variar das suas escolhas de farinha e da textura que esta o seu inhame ou outra opção)

Modo de preparo:

Rale o inhame no ralador fino ou grosso, não irá influenciar muito, adicione os outros ingredientes e misture, adicione a água aos poucos. A massa fica homogênea e molinha porém fácil de moldar.
Agora é só fazer umas bolinhas e por na assadeira para assar em forno alto até dourar os dois lados (vire para tostar o outro lado caso você não tenha grill).

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440

 

Deixe seu comentário =)

Comentários