O que comer na Ceia?

nutrição esportiva, nutricionista carina melo, blog de esportes, nutrição funcional, o que comer antes de dormir, o que comer na ceia

Para muitos, o jantar e a ceia são as refeições que mais conferem algum receio do dia. Afinal, durante a noite o organismo funciona em ritmo mais lento e, portanto, a escolha errada dos alimentos nesse período pode prejudicar a qualidade do sono, além de contribuir para o aumento do peso corporal.

Ao contrario do que muitos pensam a refeição antes de dormirmos é de extrema importância.

Quando dormimos nosso corpo tende a ficar grande tempo sem receber nutrientes o que faz com ele entre em estado de catabolismo que é onde perdemos massa magra, comer da forma correta antes de dormir faz com que nosso corpo evite ou retarde esse estado catabolico continuando a receber nutrientes durante as horas de sono.

Uma boa alimentação “pré-sono” consiste na ingestão de proteínas e gorduras boas, essa combinação faz com que haja digestão lenta dos nutrientes garantindo corrente constante de aminoácidos que garantirão a síntese proteica, o crescimento muscular e manutenção da massa magra. Lembrando também que as gorduras boas beneficiarão na produção dos hormônios de crescimento e testosterona, destacando que essa produção ocorre de forma mais intensa enquanto dormimos, e de forma mais constante nas primeiras 3 horas de sono. E para garantir uma noite de sono mais tranquila, opte por alimentos ricos em proteína, em triptofano e em vitamina B6, que atuam no ciclo da melatonina e ajudam na qualidade do sono.

É importante lembrar que a ceia também deve ser feita um período antes de ir para cama. “Por exemplo, se o jantar for às 20h, o ideal seria fazer a ceia perto das 22h30, pois o organismo precisa fazer a digestão adequada dos alimentos para garantir uma boa noite de sono”.

Evitar alimentos gordurosos e estimulantes
como alimentos e suplementos a base de cafeína, refrigerantes, bebidas estimulantes como guaraná, café, chocolate e chá preto não são indicados, pois eles estimulam o sistema nervoso central, dificultando a capacidade de relaxamento.

Prefira alimentos leves, assim como mamão, maçã, pera e melão, acompanhados de um chá de camomila, são boas opções para uma noite de sono tranquila e relaxada. Além disso, a aveia também é uma boa opção para a ceia, assim como as castanhas e o abacate, que possuem gorduras boas.

Caso opte por um sanduíche, prefira pães 100% integrais, pois além de serem uma fonte de carboidratos, eles também oferecem grandes quantidades de fibras que, associadas a uma boa hidratação, ajudam a manter o trânsito intestinal em dia.

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440