FRIO, FESTA JUNINA, TUDO PRA ENFIAR O PÉ NA JACA…
Quando chega junho, a gente faz uma preparação psicológica para enfrentar as comidas deliciosas típicas desta época. Canjica, pinhão, curau, arroz-doce.
Você pode substituir alguns ingredientes para reduzir as calorias, torna-lo menos inflamatório e com ingredientes funcionais. Arroz doce tem cheiro de casa de avó! Mas algumas versões contêm até leite condensado. Realmente não é aconselhável ingerir com muita frequência.
Nesta versão funcional, conseguimos um prato com gosto e aroma de arroz-doce, mas com menor índice glicêmico (substituição do arroz pela quinoa) e menos inflamatório (substituição do leite de vaca e do leite condensado, pelo leite de coco). Dá para matar a vontade sem culpa! É um prato que pode ser servido de sobremesa, mas melhor ainda é servi-lo como lanche da tarde, antes ou depois de treinos, ou ceia.
BENEFÍCIOS DA QUINOA
A quinoa tem ganhado espaço no prato dos brasileiros devido seu grande valor nutricional. Além de ser rica em fibras, é um dos únicos alimentos de origem vegetal que fornece todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo precisa e não é capaz de produzir. Geralmente, esses aminoácidos só poderiam ser adquiridos em alimentos de origem animal, mas a quinoa também possui proteínas de alto valor biológico, sendo benéfica para a dieta de todos, incluindo pessoas vegetarianas ou veganas.
Ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. A quinoa também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.
As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.
INGREDIENTES
- 1 xícara de chá de quinoa
- 2 xícaras chá de leite vegetal (castanha, coco, aveia, arroz, entre outros)
- 1/2 xícara de chá de açúcar de coco ou açúcar mascavo
- 2 ramas de canela em pau
- 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (se precisar passo a receita)
- 1/2 xícara de chá de coco ralado
- 1 colher de café de baunilha
- Raspas de laranja a gosto
- canela em pó para decorar
MODO DE PREPARO:
Cozinhe a quinoa com o dobro de água por 10 minutos.
Em uma panela, coloque a quinoa cozida, a canela em pau, o açúcar, o leite e misture bem.
Mexa por alguns minutos (aproximadamente 15 minutos), em fogo baixo, até que o leite engrosse e incorpore à quinoa.
Retire do fogo e finalize com a baunilha, as raspas de laranja e a canela em pó.
Confira todos os POSTS AQUI!
Nutricionista Carina Melo
Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440