Na agitação do Carnaval, em meio à correria e ansiedade para não perder um minuto de diversão, é comum o consumo abusivo de alimentos muito gordurosos e principalmente de bebidas alcoólicas, sobrecarregando assim todo o organismo, em especial o fígado, que é responsável pela desintoxicação do organismo. A consequência de tudo isso é uma boa ressaca na quarta-feira de cinzas acompanhada de muita dor de cabeça, cansaço, indisposição, e desidratação pós-folia.

O organismo precisa passar por um processo de desintoxicação ao retornar à rotina normal, para isso se faz necessária uma dieta equilibrada e saudável, pelo menos nos três dias após o carnaval, para auxiliar na desintoxicação. Para isso, comece pela hidratação, consuma bastante líquido, incluindo água mineral, água de coco e sucos naturais. Esses líquidos, em especial a água de coco, aceleram o processo de desintoxicação e repõem os minerais perdidos durante a transpiração.

Refeições leves podem ser realizadas de três em três horas para tentar manter adequado o metabolismo que se descontrolou, optando sempre por refeições a base de leites e derivados desnatados e muitas frutas, verduras e legumes. Inclua alimentos integrais que auxiliarão no processo de desintoxicação do organismo e no bom funcionamento intestinal, geralmente irregular após tantos exageros. E alimentos que melhorem o seu sistema imunológico e mantenham o bem estar do organismo, como: a cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros – couve, brócolis, espinafre, gema de ovo, castanhas, alho, leites fermentados e iogurtes.

Aqui vai uma dica de suco para ajudar na ressaca. Repleto de benefícios, vitaminas e minerais, além de ser delicioso. A couve possui enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxilia na desintoxicação feita pelo fígado e a dar mais energia, além disso, é rica em vitamina C, melhorando a imunidade. O melão tem alto teor de água e minerais, ajudando na hidratação. A água de coco é um excelente repositor de sais minerais e o gengibre e a hortelã são antieméticos, ajudando contra o enjoo.

receita de detox, nutrição esportiva

Anote:

2 folhas de couve

1 fatia média de melão

100 ml de água de coco

1 rodela de gengibre

3 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. Prefira não coar, para aproveitar melhor os nutrientes e fibras presentes no suco.

.

Nutricionista Carina Melo

nutricao esportiva, nutricao para o surf, nutricionista carina melo

– Pós-graduada em Nutrição Clínica – Centro Universitário São Camilo;
– Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Instituto VP Consultoria Nutricional;
– Curso de Extensão Universitária em Cozinha Italiana – Senac parceria Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana – Itália – 2013;
– Graduada em Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi – 2012;
– Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo – 2009.

Contato: 11 98512-7097/ 3876-4440